Corda bamba Eu gosto de pensar na vida como num daqueles números de circo no qual o artista tem que equilibrar vários pratos em bastões. Cada prato seria um aspecto diferente da minha vida: um seria a carreira, outro seria a família, outro seria as minhas obrigações como marido, outro como pai, outro como filho, e assim por diante. Cada vez que eu dou muita atenção para um dos pratos, os outros começam a perder força e ameaçam desequilibrar e cair. Parece familiar pra você?

Mas às vezes eu tenho a impressão que a única parte da minha vida que não é um prato para equilibrar é a parte financeira. Essa parece mais como uma travessia na corda bamba (ou slackline como as crianças de hoje chamam) ou um show nos trapézios. Parece que não tem espaço para erros ou enganos, e que qualquer escorregada pode ser fatal.

Mas não precisa ser assim, sabia? Quer dizer, não precisa ser fatal. Assim como os artistas do circo não nasceram sabendo andar na corda bamba, nenhum de nós nasceu sabendo cuidar do nosso dinheiro. Eles começam o treinamento com uma corda baixinha, treinando o equilíbrio e daí não tem problema se eles escorregarem: o tombo é pequeno. Eles treinam e treinam e treinam até se sentirem confiantes o suficiente para tentar a corda lá em cima.

Mas mesmo quando eles tentam a corda lá em cima, tem uma coisa da qual eles não abrem mão: um colchão (ou rede) de segurança.

Nós começamos a cuidar do nosso dinheiro quando somos crianças, com nossas mesadas ou presentinhos dos pais e avós. Nessa época, se fizermos uma besteira, o estrago não é grande. Podemos nos arrepender depois de ter gasto o dinheiro do lanche comprando figurinhas, mas já vamos aprendendo as nossas lições. Quando nos tornamos adultos e começamos a gerenciar nossos salários é que as coisas começam a ficar mais complicadas, é aí que somos obrigados a andar na corda lá de cima.

O problema é que muitos de nós tentam a corda lá de cima sem ter um colchão de segurança.

O que é um colchão de segurança?

Um colchão de segurança é um dinheiro guardado para o caso de alguma emergência, sem a necessidade de você adquirir alguma dívida por causa dessa emergência.

Imagine que um belo dia um cano estoura na sua cozinha. Se você não tiver um seguro ou se seu seguro não cobrir os estragos, você vai precisar de dinheiro para consertar, certo? Esse dinheiro deve vir do seu colchão de segurança.

Ou imagine que você precise fazer uma viagem de última hora por causa de um problema de saúde na família. Esse dinheiro também deveria sair do seu colchão de segurança, e não do cartão de crédito ou do cheque especial, muito menos do empréstimo consignado do banco.

Por que um colchão de segurança é importante?

Bom, pergunte para um trapezista por que um colchão de segurança é importante… No caso das nossas finanças pessoais, um colchão de segurança é importante porque ele vai te ajudar a não entrar em dívidas ou aumentar as dívidas que você já tem no caso de uma emergência.

Importante: uma emergência financeira é qualquer gasto surpresa para o qual você não estava preparado. Não me diga que emergências não vão acontecer porque você tem todos os seguros do mundo contratados. Emergências VÃO acontecer, é só uma questão de tempo. Quanto antes você entender essa verdade pura e simples, mais cedo você vai entender a importância de ter um colchão de segurança.

Inscreva-se para desbloquear o resto desse artigo:

Inscreva-se para desbloquear o resto desse artigo:

- Qual o tamanho ideal de um Colchão de Segurança?
- Pagar as dívidas ou criar um Colchão de Segurança?
- Como construir um Colchão de Segurança?
- As regras do Colchão de Segurança
- O que fazer no caso de uma emergência?

Obrigado por se inscrever! Agora verifique sua caixa de entrada.

E eu adoraria saber se você usou alguma das dicas desse post para construir o seu Colchão de Segurança. Deixa um comentário aqui em baixo ou me manda um email para daniel@meudinheirominhas regras.com.br

Ah, se você tiver alguma dúvida ou achar que tem alguma coisa te impedindo de começar, também pode perguntar, ok?

Foto de Graeme Maclean – Flickr

Daniel Trezub é Money Coach e ajuda as pessoas a se relacionarem melhor com seu dinheiro há quase dez anos.

Ele acredita que o foco das finanças pessoais deve estar mais nas pessoas do que nas finanças em si e trabalha buscando orientar cada um a tomar as rédeas de seu próprio dinheiro.

É criador dos sites “Meu Dinheiro, Minhas Regras” (www.meudinheirominhasregras.com.br) e “Save With Dan” (www.savewithdan.ca) (em inglês).

Natural de Curitiba (PR), atualmente vive em Montreal, no Canadá.

Dicas no seu email

Dicas no seu email

Quer receber 3 dicas para começar a colocar seu dinheiro em ordem e passar a aproveitar MUITO mais do seu salário?
Coloque seu nome e email aqui!

Legal! Confira seu email em alguns minutos!

logo_news

Dicas para seu salário durar mais

Coloque aqui seu melhor email e receba 3 dicas para fazer seu salário durar mais e você não precisar ter mais medo do fim do mês.

De quebra, receba o livro digital "Os 3 primeiros passos para sair das dívidas" para você enviar para quem você quiser.

Show! Você deve receber a primeira dica em seu email em alguns minutos!