Para muita gente, dinheiro é um assunto sensível e que pode gerar até ansiedade. Ele pode causar um misto de emoções, indo de esgotamento e frustração até estresse e medo.

E a pior parte é não saber para quem pedir ajuda. Você deveria falar com seu consultor financeiro? Seu gerente do banco? Talvez seu terapeuta? Seu consultor financeiro, seu gerente do banco e seu terapeuta podem ajudar até certo ponto. Mas tem um novo tipo de ajuda financeira aparecendo por aí: o Money Coach.

A ideia de contratar um business coach, ou um life coach ou mesmo um coach de saúde já está bem difundida, mas o conceito de ter um Money Coach ainda não alcançou o mesmo nível de aceitação. Acredito que seja devido ao fato de que pouca gente sabe qual é o papel de um Money Coach.

Aqui estão cinco maneiras com as quais um Money Coach pode ajudar na sua jornada financeira:

 

1. O foco é na sua realidade financeira do dia-a-dia

Seu consultor financeiro é a pessoa a quem você deve recorrer para informações sobre investimentos e aposentadoria. Ele acompanha as condições do mercado e te ajuda a esclarecer seus objetivos de investimento e sua tolerância ao risco.

Por outro lado, o Money Coach analiza cuidadosamente com você suas entradas e saídas, e vai te ajudar a montar um orçamento pessoal. O papel do coach é também te ajudar a descobrir diferentes maneiras para você ajustar seus hábitos de consumo para realizar seus objetivos de curto ou longo prazo, com um processo com número fixo de sessões ou sessões regulares.

A gente sabe que mudanças de hábitos levam tempo, principalmente quando estamos trabalhando para mudar hábitos financeiros. Sessões de acompanhamento podem ser cruciais para seu sucesso.

2. Objetivos de curto prazo

A maioria dos consultores financeiros foca no longo prazo e ajuda com seus planos de aposentadoria. Porém, para muita gente, os problemas mais importantes estão no mês que vem, ou mesmo no ano que vem: “como eu zero essa fatura do cartão de crédito?” ou “como eu posso poupar para um fundo de emergência?”

Objetivos e planos de longo prazo são importantes para garantir que você tenha fundos suficientes para se manter durante sua aposentadoria. Mas os planos de curto prazo também merecem atenção.

Um Money Coach vai focar principalmente em te ajudar a atingir seus objetivos para os próximos 1 a 3 anos, mais ou menos.

3. Entenda seus padrões e crenças

Um terapeuta pode mergulhar no seu passado e revelar e curar suas feridas lá da infância. Esse é um passo essencial para liberar os bloqueios que estão te impedindo de viver uma vida mais feliz, por exemplo. Mas um terapeuta raramente é especializado em curar os traumas financeiros ou em entender onde suas crenças e padrões com dinheiro nasceram.

Quanto a responder perguntas como “quem sou eu em relação a dinheiro?” ou “por que eu me comporto assim com meu dinheiro?”, um Money Coach está em melhor posição para ajudá-lo. É importante deixar claro que nem todo Money Coach está preparado ou qualificado para prestar tal serviço, então é sempre bom perguntar antes.

Entender a si mesmo a partir de uma perspectiva do dinheiro vai tornar sua mudança de hábitos muito mais fácil. Você não vai mais contar apenas com sua força de vontade. Sua consciência e seu auto-conhecimento sobre seu próprio comportamento “dinheirístico” serão as ferramentas que você vai usar para criar uma mudança duradoura.

4. Nenhum produto financeiro à venda

Gerentes de banco existem principalmente para vender os produtos do banco, de contas corrente a empréstimos, linhas de créditos a financiamentos. Consultores financeiros vendem uma gama de produtos de investimento e seguros como fundos de investimento, fundos de ações e apólices. Eles não são feitos para serem experts em orçamento pessoal e eles não estão à sua disposição para entender que tipo de consumidor você é antes de te proporem determinado tipo de produto.

Essa tarefa é geralmente parte da sua lição de casa antes de consultar um desses profissionais. É aqui que um Money Coach pode te ajudar a determinar se você pode mesmo pagar essa quantia em um financiamento ou como quebrar o ciclo de usar o cheque especial toda vez que qualquer emergência aparece.

5. Falar a mesma língua que seu parceiro

Problemas financeiros geralmente podem levar a tensões e discussões entre um casal. Terapia de casal pode ajudar a estabelecer uma comunicação melhor com sua cara-metade e estabelecer as fundações para discussões mais honestas.

Um Money Coach, porém, pode ajudar os parceiros a entenderem um ao outro do ponto de vista financeiro. Não importa a quantos anos um casal está junto, a maioria deles jamais perguntou um ao outro “como a sua família lidava com dinheiro na sua infância?”. Entender a história do seu parceiro em relação a dinheiro ajuda muito a entender porque ele sente e lida com dinheiro da maneira que lida.

Um Money Coach também pode ajudar casais a descobrirem seus respectivos valores pessoais e chegar a um compromisso sobre como usar o dinheiro do casal de uma maneira que respeite os valores e desejos dos dois.

Resumindo, consultores financeiros, gerentes de banco, terapeutas e money coaches atuam em diferentes papéis. Todos eles fornecem ajuda e suporte, cada um da sua maneira.

Como Money Coach, eu mesmo visito meu consultor financeiro uma vez por ano para ter certeza de que meus investimentos e meu plano de aposentadoria estão nos trilhos. Eu falo com minha gerente do banco sempre que tenho alguma dúvida sobre minhas contas e consulto com minha terapeuta de maneira regular para manter uma mente e um relacionamento mais saudável com minha esposa.

É perfeitamente natural e normal precisar de todos esses profissionais ao mesmo tempo. O truque é saber qual é o melhor para te ajudar a vencer determinado desafio financeiro, e é importante lembrar como um Money Coach pode ajudar quando os outros profissionais financeiros não podem.

(esse artigo foi traduzido do site do meu amigo e também Money Coach maxworth.ca)

Daniel Trezub é Money Coach e ajuda as pessoas a se relacionarem melhor com seu dinheiro há quase dez anos.

Ele acredita que o foco das finanças pessoais deve estar mais nas pessoas do que nas finanças em si e trabalha buscando orientar cada um a tomar as rédeas de seu próprio dinheiro.

É criador dos sites “Meu Dinheiro, Minhas Regras” (www.meudinheirominhasregras.com.br) e “Save With Dan” (www.savewithdan.ca) (em inglês).

Natural de Curitiba (PR), atualmente vive em Montreal, no Canadá.

Dicas no seu email

Dicas no seu email

Quer receber 3 dicas para começar a colocar seu dinheiro em ordem e passar a aproveitar MUITO mais do seu salário?
Coloque seu nome e email aqui!

Legal! Confira seu email em alguns minutos!

logo_news

Dicas para seu salário durar mais

Coloque aqui seu melhor email e receba 3 dicas para fazer seu salário durar mais e você não precisar ter mais medo do fim do mês.

De quebra, receba o livro digital "Os 3 primeiros passos para sair das dívidas" para você enviar para quem você quiser.

Show! Você deve receber a primeira dica em seu email em alguns minutos!