Economizei. E agora?

Vamos supor que você resolveu economizar algum dinheiro. Você usa uns cupons, você pega um pacote de TV a cabo mais barato (ou se livra da TV a cabo de uma vez por todas) ou talvez você recebeu um aumento. Mas você decide não inflacionar seu estilo de vida.

Mas e daí? O que fazer agora?

Qual o próximo passo?

Se você está economizando para fazer seu salário suportar seu orçamento, então é só continuar cortando gastos mesmo. É fácil demais reduzir alguma despesa fixa e daí sair para jantar fora para ‘comemorar’ e se presentear porque você reduziu aquela conta. Não faça isso, seja forte!

Agora, se o seu objetivo principal é poupar mais (no sentido de ter mais dinheiro guardado para algum uso específico), então o trabalho não terminou ainda. Eu vou te mostrar como realmente economizar e poupar, de uma vez por todas.

Vamos pegar a conta do celular como exemplo, porque eu fiz exatamente isso em Novembro passado. Eu liguei para minha operadora e disse “Eu quero uma conta mais baixa”. Depois de alguma conversa eu consegui baixar o valor da minha conta em $10. Ponto para mim!

No momento em que eu desliguei o telefone eu entrei no site do meu banco e agendei uma bela transferência automática de $10 da conta corrente para a poupança. E fazer ISSO é ainda mais importante do que ligar para a operadora e pedir para baixar a conta. Se você não completar esse passo você vai tentar economizar e poupar a vida toda e não vai conseguir!

Por que?

Porque esses $10 a mais vão ficar boiando na sua conta corrente e você vai acabar gastando! E aí você nunca vai ter dinheiro guardado para aquela viagem ou para se aposentar.

Mas Daniel, eu não consigo fazer nada com $10 hoje em dia! Ok, eu concordo. Mas então você prefere dar esses $10 para a operadora de celular? Eu prefiro ver minha poupança crescendo todo mês, mesmo que seja $10 por mês.

Mas sério? 10zão? Continue lendo…

A empresa onde trabalho resolveu aumentar o valor do vale transporte para os funcionários. Agora eles pagam $33 a mais todo mês. Adivinha o que eu fiz?

Exato! Programei uma transferência automática da conta corrente para a poupança no valor de $33 para todo dia de pagamento. Com os $10 do celular já são $43 todo santo mês na poupança. Que tal?

Isso significa que, se eu estiver olhando para um objetivo de curto prazo, como comprar meu Playstation 4, fica bem mais fácil. Agora eu te fisguei, né?

Isso quer dizer que eu posso pagar $43 a mais no meu financiamento ou na conta do cartão de crédito ou do cheque especial, e posso me livrar deles antes.

E que tal um aumento de salário? Por que não fazer o mesmo?

Eu sei que você está pensando “mas eu MEREÇO ter mais porque eu ganho mais“. Talvez você esteja certo. Mas me responda uma coisa: você PRECISA de mais?

O que você pode fazer então é colocar uma parte do seu aumento todo mês na poupança. Assim o seu eu do presente fica feliz (porque você vai estar aproveitando o seu aumento) e seu eu do futuro vai ficar feliz (porque você está poupando), e seu eu do futuro vai pensar “Cara, que bom que eu li aquele post do Daniel lá em 2016 e ele me falou pra colocar o que economizo na poupança“!

De nada! Me manda uma xícara de café do futuro 😉

Daniel Trezub é Money Coach e ajuda as pessoas a se relacionarem melhor com seu dinheiro há quase dez anos.

Ele acredita que o foco das finanças pessoais deve estar mais nas pessoas do que nas finanças em si e trabalha buscando orientar cada um a tomar as rédeas de seu próprio dinheiro.

É criador dos sites “Meu Dinheiro, Minhas Regras” (www.meudinheirominhasregras.com.br) e “Save With Dan” (www.savewithdan.ca) (em inglês).

Natural de Curitiba (PR), atualmente vive em Montreal, no Canadá.

Dicas no seu email

Dicas no seu email

Quer receber 3 dicas para começar a colocar seu dinheiro em ordem e passar a aproveitar MUITO mais do seu salário?
Coloque seu nome e email aqui!

Legal! Confira seu email em alguns minutos!

logo_news

Dicas para seu salário durar mais

Coloque aqui seu melhor email e receba 3 dicas para fazer seu salário durar mais e você não precisar ter mais medo do fim do mês.

De quebra, receba o livro digital "Os 3 primeiros passos para sair das dívidas" para você enviar para quem você quiser.

Show! Você deve receber a primeira dica em seu email em alguns minutos!