anotarEssa é uma pergunta que eu ouço com uma frequência até que assustadora: “Daniel, vale a pena anotar os gastos, centavo por centavo?” Ou uma variação dela, que me foi dirigida em um evento onde eu estava palestrando: “Mas e você? Anota seus gastos?”

Eu não só acho que vale a pena como sim, eu anoto todos os meus gastos, centavo por centavo. É algo que eu incentivo meus coachees a fazerem, logo acho que é mais do que certo que eu faça o mesmo, certo?

São duas coisas: primeiro, isso tem que ter uma utilidade. De nada adianta anotar por anotar. Quer dizer, até adianta pra ir tendo uma noção dos seus gastos, mas anotar pelo fato de anotar só porque é o que falam pra fazer, não.

Depois, tem que ser uma tarefa fácil. Se for complicado ou se você achar chato demais, você vai parar no meio do caminho. Tem um bolo de comprovantes do cartão de débito ou de crédito na carteira ou em um pote em casa, só esperando para serem anotados numa planilha no fim de semana? Jogue tudo fora. Isso claramente não está funcionando para você.

Se vale a pena anotar todos os gastos? Vale MUITO a pena. Mas encontre uma maneira de fazê-lo que não seja uma dor a mais no seu dia ou na sua semana. Só assim você transforma isso em um hábito, e só assim você consegue realmente tirar algum proveito disso.

Pode parecer intimidador no início, mas se você precisar de ajuda pra destravar, pode me procurar.

Um abraço e até a próxima!

Dicas no seu email

Dicas no seu email

Quer receber 3 dicas para começar a colocar seu dinheiro em ordem e passar a aproveitar MUITO mais do seu salário?
Coloque seu nome e email aqui!

Legal! Confira seu email em alguns minutos!

logo_news

Dicas para seu salário durar mais

Coloque aqui seu melhor email e receba 3 dicas para fazer seu salário durar mais e você não precisar ter mais medo do fim do mês.

De quebra, receba o livro digital "Os 3 primeiros passos para sair das dívidas" para você enviar para quem você quiser.

Show! Você deve receber a primeira dica em seu email em alguns minutos!